Os empresários do setor do comércio de São Paulo não estão satisfeitos com o cenário atual, mas se mostram confiantes ao pensar no futuro. É o que revela o Icec (Índice de Confiança do Empresário do Comércio), divulgado nesta sexta-feira (22) pela Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens e Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).
De acordo com os dados, o Icec de maio registrou crescimento de 2,1%, ao atingir 123,1 pontos. O indicador varia de 0 a 200 pontos e valores acima de 100 pontos representam expectativa positiva dos empresários.
O único indicador que ficou abaixo dos 100 foi o Icaec (Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio), componente do Icec, que ficou em 98,3 pontos. Em contrapartida, o IEEC (Índice de Expectativa do Empresário do Comércio), chegou a 160,8 pontos. Trata-se do melhor resultado desde junho de 2011.
Para a Assessoria Técnica da FecomercioSP, o otimismo pode ser explicado pelas as ações pontuais do governo para expandir o consumo, como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados, e a pressão para baixar os juros ao consumidor final.
Melhora na economia
O ICEC revela, também, que 89,57% dos empresários paulistanos esperam melhoras na economia, 90,69% acreditam em um aquecimento do comércio e 93,49% que a própria empresa irá crescer.
Adicionalmente, 71,37% dos empresários esperam aumentar seu quadro de funcionários nos próximos meses e 63,53% afirmam que farão mais investimentos que o mês anterior. Os níveis de estoque são considerados adequados para o momento por 66,27% do empresariado, entretanto, 20,60% deles acredita que o estoque de sua empresa está acima do que deveria e 12,56%, abaixo.