PUBLICIDADE

Empresários de Sinop e Sorriso buscam novos mercados em feira na Bolívia

PUBLICIDADE

Empresários mato-grossenses conseguiram estabelecer parcerias e contatos, além de novas idéias para incrementar o seu segmento, durante a Missão Empresarial Internacional na Expocruz, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.
O comerciante sorrisense Elizeu Bizin,conta que não se inscreveu para a rodada de negócios, mas que em uma conversa informal com um companheiro de viagem descobriu havia no grupo um exportador de produtos do seu segmento para o Peru. O resultado foi que Bizin acabou fazendo uma parceria e vai fornecer matéria prima para este empresário brasileiro. “Também estou satisfeito com a experiência de ver como funciona o mercado na Bolívia, que está tão perto de nós. Assim como Bizin, vários outros integrantes do grupo também foram beneficiados com contatos entre si”, destacou.

Há também aqueles que apesar de não ter concretizado nenhuma agenda, voltam para Mato Grosso satisfeito com os contatos e com a experiência. É o caso de Olávio Reinehr, presidente da ACES (Associação Comercial e Empresarial de Sinop) que também atua no segmento de gráfica em Mato Grosso. “Vim para sondar o mercado de máquinas e equipamentos para o setor em que atuo. Estou voltando com dezenas de novas idéias para aplicar no cotidiano do meu negócio”, destaca.

Esta é a primeira viagem de Reinehr para Bolívia. No entanto, ele conta que em 2004, um pouco antes da crise do agronegócio atingir o Estado, ele participou de uma missão empresarial internacional e o resultado foi providência para atravessar a crise e ainda crescer nos momentos mais difíceis. “Estas viagens são extremamente interessantes porque conseguimos ampliar nossa visão de futuro e planejar melhor as atividades”.

O empresário do setor de armazenagen, Leandro Martins, de Feliz Natal, acrescenta que a participação em uma missão empresarial é um momento para aprendizagem e reflexão. “Só o fato de se afastar do cotidiano gera novas idéias. Estar em outros paises e conviver com culturas e formas diferentes de encarar o cotidiano é sempre inspirador”, destaca.

Para os municípios a Missão Empresarial Internacional também foi bastante produtiva. O prefeito de Colíder, Celso Banazeski conta que os contatos são a coisa mais importante numa viagem internacional. Em seu município, o segmento do couro está em plena expansão. “Vim à Bolívia buscar alternativas para incrementar o mercado e estou voltando com dezenas de contatos e novas idéias para os pequenos empresários, que são os que mais precisam”, avalia.

Já o prefeito de Feliz Natal, Manuel Sales, conta que apesar de não ter tido nenhuma agenda na Bolívia volta para Mato Grosso com dezenas de contatos e com visão diferente para o futuro. A intenção era buscar mercado para a madeira e também para o biocombustível. “Volto satisfeito e com a certeza de que o mercado boliviano é bom e está em expansão, principalmente, para os dois produtos que estamos oferecendo”.

Além desse resultado concreto, em um balanço parcial e extra-oficial a missão já superou as expectativa e atendeu as principais necessidades dos empresários. Além das parcerias e dos contatos, o empresário do setor do turismo, Oiran Gutierrez já anunciou fretamento para Santa Cruz, no próximo dia 15 de novembro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE