Foram 14 dias de visitas, palestras e negociações no país asiático. O grupo, composto por 12 empresários de Mato Grosso, partiu para a ‘Missão Empresarial à China" para participar da 106º Canton Fair, maior feira multisetorial da Ásia e segunda maior do mundo. No período de 08 a 22 de outubro, os executivos cumpriram a agenda prevista pela organização da missão, a Rede de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que teve o CIN-MT, da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), como articulador estadual.
Os empresários retornaram ao Estado nesta quinta-feira (22).
Em Beijing, os executivos conferiram o seminário ‘Oportunidades de Negócios e Parcerias entre o Brasil e a China", onde foi discutida a possibilidade de Mato Grosso exportar carne bovina para o mercado asiático. As empresas como Embraco Snowfalke, Centro High Tech Industrial Zone foram visitadas. A classe empresarial esteve também na empresa China International Eletronic Commerce Center e participou do seminário de apresentação sobre ‘Guangzhou e suas Oportunidades de Negócios". Após as visitas técnicas, a atenção do grupo ficou voltada para a Canton Fair, que contou com mais de 50 mil expositores e a participação de 35 países.
De acordo com a coordenadora do CIN-MT, Gabriela Fontes, este ano a feira teve um aumento de 25% no volume de visitantes e um incremento de 20% nas negociações. "Os empresários ficaram encantados com a qualidade e preço dos produtos", declarou. Valério Francisco Pires Gouveia, empresário do ramo de frigoríficos, relatou que a impressão antes de chegar ao país era de que os produtos made in China ainda eram de qualidade duvidosa e ao ver de perto se surpreendeu: "A viagem foi bastante produtiva, atendeu as expectativas. Na China, o contato é feito com muita cautela. Primeiro vimos fábricas e fornecedores para conhecermos a forma com que trabalham e investem. Foi uma boa prospecção de negócios, em breve devemos colher bons frutos", falou otimista.
Esta foi a 4ª Missão à China promovida pelo CIN-MT. O grupo foi composto por outros 48 empresários de diferentes Estados brasileiros, que estiveram no país em busca de ampliar conhecimentos sobre a ‘potência chinesa", as formas de investimentos do país, além de novas tecnologias para equipar os parques fabris. A próxima viagem programada pelo CIN-MT é com destino a Cuba, para participar da Feira Internacional de Havana (FIHAV), no período de 1 a 8 de novembro.