Empresários chineses estiveram em Mato Grosso, e visitaram frigoríficos, esta semana, em busca de captar acordos de exportação de carnes para a China e já sinalizaram duas possíveis parcerias. Segundo o secretário-adjunto de Agronegócio e Investimento, Anderson Lombardi, a empresa atua como meio de campo para que empresários exportem para a China, sendo responsável por 23% de toda carne bovina e suína que chega ao país asiático.
“Eles vieram ao Estado em busca de expandir os negócios, oferecendo serviços para frigoríficos de pequeno e médio porte que não possuem know-how em exportação. Atualmente,11% das importações da empresa são oriundas do Mato Grosso, sendo os outros 89% exportadores do mundo todo”, afirmou o secretário-adjunto.
Além da agenda de negócios, a comitiva da OIG participou de reunião com o secretário-adjunto e a equipe dele para conhecer as possibilidades apresentadas pela Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres e os incentivos oferecidos pelo Estado.
A empresa possui escritórios na Europa, na África, nas Américas do Norte e do Sul e na Ásia e pretende abrir um escritório no Brasil. Na ocasião, foi convidada a montar uma estrutura em Mato Grosso.
Os empresários foram recebidos pelo governador Mauro Mendes no estande de Mato Grosso na Feira China International Import Expo (CIIE) e foram convidados para conhecer o estado. Em novembro deste ano, o governador fez visitas à China e à Índia e essas expedições geraram impactos positivos para o Estado. Um deles foi o acordo para promover o intercâmbio e a cooperação entre Zonas de Livre Comércio, que deve expandir as relações do Estado com sua principal compradora de produtos exportados: a República Popular da China.