Os empresários em Sinop demonstraram mais otimismo na economia, no último mês. De acordo com uma pesquisa encomendada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), houve melhora de 5,81% no Índice de Confiança Empresarial (ICE), que chegou a 91 pontos. Em janeiro, houve melhora de 7,79% na avaliação que os empresários fazem do momento atual da economia e aumento de 5,32% em relação à expectativa para os próximos três meses (IEE).
Segundo a pesquisa, em relação à situação atual, os itens vendas (25,4%), adimplência (23,6%) e economia sinopense (38,09%) foram os melhores avaliados, enquanto houve queda no segmento empresarial (-8,95%), investimentos (-6,60%) e contratações (-18,32%).
Sobre o futuro, o maior otimismo demonstrado foi em relação aos itens vendas (15,68%), adimplência (5,63%), segmento empresarial (4,05%) e economia de Sinop (21,24%). Investimentos (-11,73%) e contratações (-18,14%) apresentaram queda.
Os economistas responsáveis pela pesquisa alertaram que, apesar da melhora na expectativa, há nove meses que o indicador permanece abaixo de 100 pontos mostrando o pessimismo do empresário com a economia local. “Porém, observa-se que isso se deve a recessão que o país enfrenta. O momento continua sendo de cautela para o lojista da cidade, mesmo com a alta de ambos os indicadores para este mês de fevereiro”.
A pesquisa foi aplicada pelo Centro de Informações Socioeconômicas (Cise) da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).