A confiança do empresáriado sinopense na economia se mantém estável em outubro. A pesquisa foi encomendada pela Câmara de Dirigentes Lojistas aponta que, este mês, houve aumento de 0,89% no Índice de Confiança Empresarial (ICE), que atingiu 113 pontos, seguindo a média positiva dos últimos quatro meses. “O resultado configura uma relativa estabilidade nas expectativas nos últimos meses, persistindo uma perspectiva positiva, mas ainda refletindo incertezas em relação às condições econômicas”, avalia a pesquisa.
Segundo o Cise, tanto a avaliação da situação atual (IAE) quanto a expectativa futura (IEE) apresentaram ligeiras altas em relação ao mês anterior. O IAE, que afere o desempenho atual da economia, apresentou alta de 1%, e o IEE, que mede a expectativa para os próximos três meses, alta de 2,44%. Tanto o IAE quanto o IEE, houve variação positiva nos itens vendas e contratações enquanto adimplência, segmento empresarial, investimentos e economia de Sinop apresentaram quedas. “Este resultado reflete parcialmente as perspectivas para o período de final de ano”, apontam os economistas.
O levantamento de informações ocorreu entre os dias 1 e 6, tendo como referência os últimos 30 dias de atividade econômica com a amostra de 177 empresas. Todos os indicadores apresentam uma escala de graduação que vai de zero, escala menos otimista, até duzentos pontos (200), considerada a escala mais otimista possível. A pesquisa foi aplicada pelo Centro de Informações Socioeconômicas (Cise) da Universidade Estadual de Mato Grosso.