Após a assinatura ontem, do protocolo de intenções para se instalar em Sorriso até 2010, o grupo JBS Friboi vai definir agora a compra de uma área para implantar o complexo industrial, com investimento de US$300 mil. Não foi divulgado oficialmento o tamanho da área a ser adquirida, mas as informações são de que será de 400 a 450 hectares. A prefeitura fará abertura de estradas, instalação da rede elétrica e outras ações de infra-estrutura.
A planta industrial compreende criação, abate e industrialização de bovinos e suínos. O grupo vai ter como parceiro a Malibu Confinamentos, uma das maiores empresas do ramo, que vai implantar projeto para confinar gado em Sorriso. Os confinamentos possuem um caráter estratégico para os frigoríficos, que usam a oferta de animais próprios durante o inverno (entressafra) para diminuir a pressão altista do mercado.
Durante a entressafra, o clima fica mais seco e os pastos crescem menos, não sendo suficientes para engordar os bovinos satisfatoriamente. Por isso a oferta de confinados concentra-se entre agosto e outubro, os meses de menor disponibilidade de bois a pasto.