O embaixador do Irã no país, Abdollah Nekounam Ghadiri, se reuniu ontem à tarde, com dirigentes da Federação das Indústrias de Mato Groso (Fiemt) demostrou interesse em ampliar o relacionamento com o setor frigorífico mato-grossense, segmento de extrema importância para a cadeia agroindustrial do Estado. Atualmente, o Estado tem 89 plantas frigoríficas em atividade
A relação entre Mato Grosso e o Irã tem se desenvolvido significativamente, nos últimos anos, principalmente através do comércio de commodities agrícolas. Mato Grosso é o que mais exporta para o Irã, e este é um dos motivos pelos quais foi a primeira unidade federativa a ser visitada pelo embaixador.
“Podemos ter relações mais profundas do que apenas comercial. Queremos estreitar nossas relações e estabelecer uma cooperação entre os setores industriais, de tecnologia e biotecnologia entre Mato Grosso e o Irã, numa colaboração onde todos serão beneficiados”, afirmou o embaixador.
Juntamente com o embaixador, participaram da reunião o segundo secretário e vice-embaixador, Amin Esmaeilpour Heravan, a assessora da Unidade de Assuntos Internacionais do Governo de Mato Grosso, Karina Colet. O embaixador também teve audiência com o governador Mauro Mendes buscando estreitar o relacionamento comercial do Irã com o governo de Mato Grosso.