PUBLICIDADE

Elevada a projeção de taxas de juros para 2005

PUBLICIDADE

O primeiro Relatório de Mercado após a nova alta da taxa básica de juros, a Selic, promovida na quarta-feira passada, traz projeções mais elevadas para o fim do ano.

A aposta dos analistas é de que a Selic feche 2005 em 17,13% ao ano, contra 17% apresentado no relatório anterior. A perspectiva para a média da taxa no período também foi corrigida para cima, passando de 18,50% ao ano para 18,64%.

Por enquanto, os analistas mantêm sua expectativa de que a taxa de juros de abril será de 19,25% ao ano, nível atual depois da elevação de 0,5 ponto percentual realizada na semana passada pelo Comitê de Política Monetária (Copom).

Este patamar pode ser alterado de acordo com as explicações que o Copom apresentar em sua ata, que será divulgada nessa quinta-feira. Enquanto o Copom não se pronuncia, a esperança do mercado é que o início da trajetória de queda da Selic esteja próximo.

Os analistas não alteraram sua perspectiva quanto à taxa básica de juros para 2006. A aposta de que a Selic ficará em 15% ao ano em 2006 tem sido mantida há seis semanas consecutivas.

Porém, houve uma pequena elevação na análise sobre a média da taxa durante o próximo ano, que passou de 15,83% ao ano para 15,85%.Quanto ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), os analistas ouvidos pelo Banco Central (BC) reduziram sua projeção de aumento.

A nova aposta é de um crescimento de 3,67% do PIB contra 3,69% apresentado no relatório anterior. Mesmo assim, a análise do mercado sobre a relação dívida X PIB foi mantida em 51,40%.

A projeção para o crescimento da indústria também permaneceu intacta frente ao relatório da semana passada. Para o mercado, o setor industrial deve crescer 4,70% neste ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE