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Eficiência nos gastos garante economia na administração estadual

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O aumento do controle e eficiência na administração interna da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) tem resultado em economia e melhores aquisições para o órgão. Uma parte de todo o trabalho realizado ao longo de 2011 foi apresentado na quinta-feira (01.12) pelo secretário-adjunto Executivo do Núcleo Fazendário, Benedito Nery Guarim Strobel, durante o "Seminário: Resultados de 2011 e Perspectivas para 2012 da Sefaz". Em uma ação inédita no Estado, quatro fornecedores foram suspensos e impedidos de contratar com a administração e outros dois estão respondendo a processos.

"Aquela ideia de que o Estado faz uma licitação por determinado produto e recebe outro com qualidade inferior não é admitida na Sefaz em hipótese alguma", comentou Benedito Nery. Com um acompanhamento rigoroso por parte dos técnicos do órgão, empresas que atrasam na entrega de seus produtos, que não cumprem o que determina a legislação ou os contratos assinados, estão sendo devidamente punidas pela atual gestão fazendária. "Aplicamos neste ano R$ 1,8 milhão em multas aos fornecedores que não atenderam aos requisitos obrigatórios", lembrou o adjunto.

O controle tem permitido que a máquina pública seja mais econômica. No geral, de todas as licitações e pregões que a Sefaz realizou este ano, o valor efetivamente contratado e pago foi 15% inferior ao estimado, ou seja, o valor que é publicado nas atas de abertura da licitação. Este percentual representou uma economia de R$ 7,1 milhões. Com relação ao gasto efetivo nos grupos: diárias, material de consumo, passagens e despesa de locomoção, locação de mão-de-obra, serviços de Pessoa Júridica, equipamentos e material permanente, foram economizados R$ 3 milhões em relação ao mesmo período de 2010.

Outro avanço de gestão registrado na Sefaz foi com o pagamento de servidores terceirizados. Já foram economizados R$ 5 milhões em 2011 em relação ao previsto inicialmente, e mesmo quando comparado a 2010, a Secretaria reduziu a despesa com terceirizados em aproximadamente R$ 3 milhões. "O secretário Edmilson dos Santos tem nos determinado esta política de redução nos gastos, de controle e aumento da eficiência na aplicação do recurso público", lembrou Benedito Nery.

Com a implementação da gestão de frotas, a Sefaz conseguiu manter uma média de carros com três anos de uso, o que reduziu em 50% o gasto com manutenção. Economizar não significa não investir, mas sim investir com qualidade. Foram realizadas reformas nas agências fazendárias, postos fiscais, no armazém da Sefaz, iluminação da sede, construção de uma nova guarita na sede, implementação de novos modelos de segurança, entre outras obras.

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