Mato Grosso teve o maior crescimento econômico nacional nos últimos 12 anos, com 115% e teve participação decisiva para que o PIB -Produto Interno Bruto- da região Centro-Oeste tivesse o segundo maior crescimento do país com 63,5% ficando atrás apenas do Norte. O estudo divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referente ao perído de 1995-2007. O agronegócio tem sido o carro chefe da produção, aliado a cadeia da carne e ao setor madeireiro. No Centro-Oeste, Mato Grosso superou Amazonas, forte pólo industrial, que teve aumento de 96,1% no PIB.
Mato Grosso assumiu a 15ª posição passando o Amazonas que fica em 14ª. Isto ocorreu pela recuperação da atividade econômica de Mato Grosso, já que em 2006 o estado teve queda em torno de 4% de seu PIB, resultado mais baixo de sua história e o menor entre os 27 estados, em 2006.
O crescimento das oito maiores economias do país (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Bahia e Santa Catarina) foi de 39,8% (média de 2,8% ao ano), abaixo dos demais Estados que acumularam alta de 58,4%.