Três viadutos serão construídos no trecho de duplicação dos 45 quilômetros da rodovia BR-163/364, do Posto Gil até Nobres. Os pontos, conforme o projeto do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit), serão na travessia urbana de Rosário Oeste (entroncamento com a rodovia MT-010); outro no acesso Nobres (encontro com a MT-241) e o terceiro na localidade do Posto Gil (entroncamento com a BR-364, em direção a Diamantino). Com o fluxo grande de carretas, as travessias darão maior segurança para os moradores. Estão previstas também a construção três pontes sobre os rios Nobres, Serragem I e Serragem II.
Estão previstas a construção de uma nova pista com duas faixas de rolamento com 3,6 metros de largura e acostamento de 3 metros. As duas faixas serão edificadas do lado esquerdo da pista existente para atender ao tráfego no sentido Posto Gil – Cuiabá (norte-sul).
O trecho da Serra da Caixa Furada, que tem nove quilômetros de extensão, será pavimentado em concreto, semelhante ao usado na Serra São Vicente. Conforme o projeto, devido ao tráfego intenso de cargas, deverá garantir mais tempo de vida útil à pista. Neste trecho são registrados muitos acidentes. A rodovia é ocupada por caminhões de carga, que transportam grãos e madeira, e carros de passeio. À noite, a visibilidade é pouca, se tornando uma armadilha para os motoristas.
No dia 26 do mês passado, a Superintendência Regional do DNIT realizou uma audiência pública sobre a licitação das obras, em Rosário Oeste, onde foi dabatida a importância do empreendimento que terá investimentos de cerca de R$ 227 milhões do Governo Federal. A pista antiga será totalmente restaurada e alargada, adequando-se aos padrões da nova via. O DNIT agora agiliza os editais de concorrência para a escolha de empresas que executarão as obras.