Amanhã, produtores, pecuaristas, estudantes e técnicos da região de Sinop poderão participar do dia de campo ‘plantio direto do arroz e da soja no sistema integração lavoura-pecuária’. Será na fazenda Dona Isabina, em Santa Carmem (30 km de Sinop). O empresário e produtor Agenor Vicente Pelissa, da Agropel, destacou a importância do evento para a cadeia orizícola. “Esse evento serve para fomentar a cultura na região e mostrar ao produtor as novas variedades que em breve estarão no mercado de sementes. É muito importante o produtor saber que há viabilidade no plantio do arroz em áreas velhas”, destacou ele, ao Só Notícias/Agronotícias.
Duas variedades de arroz serão lançadas e terão seus resultados demonstrados aos produtores no dia de campo: BRS Pepita e BRS Monarca. Entre as características, Pelissa destaca que ambas são de classificação longo fino. “São muito bons de panela, com excelente produtividade”, afirmou. A BRS Pepita é para plantio precoce e a Monarca, semi-precoce. As sementes das duas variedades estarão disponíveis para venda na próxima safra.
O dia de campo começa a partir das 8h, com as inscrições e, durante o dia, serão apresentadas seis estações de pesquisa. Será destacado condução, desafios, benefícios e principais resultados da integração lavoura-pecuária alcançados em 2006-2007; dinâmica de nutrientes; o cultivo de arroz no sistema de plantio direto; novas recomendações técnicas para o plantio de arroz em terras velhas; cultivares de soja para integração lavoura-pecuária, entre outros.
O dia de campo é promovido pela Embrapa, Empaer e Agropel e conta com o apoio de So Notícias.