De acordo com explicações do site da Controlar – empresa responsável pela realização do procedimento – a inspeção veicular averígua todos os veículos registrados no município de São Paulo, com o objetivo de reduzir a poluição do ar e assim melhorar a qualidade de vida dos paulistanos. O programa mede nos automóveis e motocicletas os níveis de CO, CO2 e HC, e nos veículos a diesel mede os valores de opacidade e de material particulado.
A inspeção deve ser feita anualmente de acordo com o final da placa de cada veículo e o proprietário tem um período de até 90 dias, antes da data limite do licenciamento, para realizar o procedimento. O agendamento pode ser feito com 120 dias de antecedência e os donos de veículos reprovados ou rejeitados terão 30 dias para fazer a manutenção necessária e reagendar a inspeção, sem que seja cobrada nova tarifa.
Os veículos que perderem o prazo legal estarão com o licenciamento bloqueado e sujeitos à multa, caso sejam parados em uma fiscalização de trânsito ou flagrados pelos radares de fiscalização de rodízio.