O dólar recuava nesta sexta-feira, registrando o terceiro dia seguido de queda, em uma sessão de expectativa por dados sobre o mercado de trabalho dos Estados Unidos. Às 10h40, a moeda norte-americana caía 0,40%, para R$ 1,746. Na quinta-feira, o dólar recuou 1,07% e teve o menor valor de fechamento desde novembro.
O principal evento do dia é a divulgação do relatório do governo dos Estados Unidos sobre a geração de empregos em dezembro. Economistas esperam que os dados, monitorados de perto pelo Federal Reserve para a definição da política monetária, mostrem abertura de 70 mil vagas. “Continuamos procurando a bússola no mercado externo”, disse Francisco Carvalho, gerente de câmbio da corretora Liquidez. O relatório será divulgado às 11h30 (horário de Brasília).
Sem a influência externa, porém, o mercado tem mostrado disposição para a queda do dólar. Na quinta-feira, segundo dados da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), os estrangeiros realizaram vendas líquidas de quase 2 bilhões de dólares no mercado futuro. A venda de dólar futuro indica uma aposta na baixa da moeda norte-americana.
“Não é à toa que o mercado foi bem para baixo”, comentou Carvalho. Outros agentes também citaram, na véspera, a entrada de moeda no país como um dos fatores para a queda do dólar.