O dólar encerrou a semana com ligeira valorização, enquanto alguns investidores aproveitaram a sexta-feira de agenda econômica fraca para comprar dólares e ajustar suas posições.
O avanço dos preços internacionais de petróleo também patrocinou uma certa cautela no mercado.
A divisa norte-americana encerrou o dia a R$ 2,157, com leve alta de 0,14%. Na semana, a moeda acumulou valorização de 0,51%.
“Os estrangeiros estão comprando um pouco de dólar hoje, então acabou prevalecendo a leve alta”, destacou o gerente de câmbio de um banco nacional, que não quis se identificar.
Um operador de câmbio de um banco de varejo citou ainda que a liquidez diminuiu na parte da tarde, colaborando para que o dólar se sustentasse com ligeiro avanço.
A grande expectativa do dia estava no discurso do chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, logo pela manhã. Mas Bernanke não fez comentários sobre a economia dos Estados Unidos e o rumo do juro no país, e concentrou seu discurso na globalização.
Com isso, explicaram operadores, o mercado acabou ficando sem rumo e oscilando de acordo com o fluxo.
“Hoje (o dia) é de agenda vazia, o mercado só estava esperando o Bernanke falar alguma coisa, mas ele não está falando nada demais”, resumiu Júlio César Vogeler, operador de câmbio da corretora Didier Levy.
O operador lembrou ainda que muitos bancos optam por ajustar suas posições na sexta-feira, diante da aproximação do final de semana.
Outro foco de atenção no front internacional foi o avanço dos preços de petróleo, que subiram por conta do receio de que a aproximação de uma tempestade no Golfo do México possa comprometer as reservas da commodity.
“O petróleo voltou a ficar um pouco em evidência hoje”, resumiu Vanderlei Arruda, gerente de câmbio da Corretora Souza Barros.