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Dívidas no setor varejista de Mato Grosso chega a R$ 228 milhões

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A inadimplência acumulada nos últimos 5 anos em Mato Grosso no setor varejista atinge a cifra de R$ 228,806 milhões e quase meio milhão de registros, de acordo com números consolidados de janeiro deste ano do sistema Crediconsult, da Federação das Associações Comerciais do Estado de Mato Grosso (Facmat). Apesar do consumidor mato-grossense demonstrar a quitação de débitos e recuperação do crédito nos últimos meses, o quadro de superendividamento é crescente.

O superintendente da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá, Manuel Gomes, observa, por exemplo, que em janeiro do ano passado havia a totalização de inadimplência de R$ 194 milhões. Em termos anualizados, os dados do sistema indicam um incremento de 21,1% no número de inclusões e exclusões de 24%, quando se compara os registros de 2008 e 2009. Ele não cita números cheios. Já analisando o primeiro mês deste ano, com igual do ano passado, as inclusões cresceram 24,3% e exclusões 64,4%. “Esses dados repercutem as aquisições não só do fim de ano. Podem ser várias outras ações feitas ao longo do ano, quando normalmente os credores buscam regularização do crédito de toda e qualquer forma”. A recuperação de crédito no início do ano está ligado também às gratificações do fim do ano.

Preocupada com o superendividamento, a direção do Procon de Mato Grosso inicia uma campanha para combater a dificuldade dos cidadãos em se relacionar com os serviços financeiros (bancos e cartões de crédito). De 1º a 5 de março, a superintendência fará triagem de 300 pessoas que necessitam de orientação para negociar dívidas. A ação será em parceria com a Defensoria Pública do Estado. O tema será parte ainda da mobilização do Dia Mundial do Consumidor, comemorado no dia 15 de março.

A gerente técnica do Procon, Eneide Modesto, diz que o superendividamento preocupa a instituição há 2 anos e para o qual tem sido intensificadas medidas de combate, como a campanha. “As pessoas vão trazer documentação, extratos, faturas e cobranças. Faremos uma triagem para ver se a pessoa está com superendividamento”. Ela informa que entre 16 e 19 de março o Procon fará uma semana de negociação com credores para “mediar acordo e negociação desse débito” dessas 300 pessoas.

Um indicador que demonstra o superendividamento do consumidor é a crescente ampliação e permanência do número total de reclamações de serviços financeiros, de acordo com registros no órgão. Durante vários meses do ano passado, bancos e cartões de crédito estiveram sempre na primeira colocação entre os assuntos para os quais se abriu mais procedimentos, mas no fechamento do ano, ficou em segundo lugar. Em 2007, o tema ocupava a terceira colocação entre os serviços para os quais a instituição teve mais demanda. Já no ano de 2008, o total de pleitos passou para a segunda colocação.

 

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