PUBLICIDADE

Diretores do Sindusmad avaliam que feira na França fortalecem setor madeireiro de MT e exportações

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

Nantes, na França, sediou a maior feira de madeira da Europa, a Carrefour International du Bois 2024, semana passada, com profissionais, empresas do setor e autoridades internacionais discutindo inovações, sustentabilidade e novas tendências na utilização da madeira. A indústria madeireira de Mato Grosso destacou-se mundialmente com um espaço exclusivo, na feira, do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem). O estande foi inteiramente estruturado com madeira nativa mato-grossense. Diretores do Sindusmad participaram, representando o setor de base florestal de Sinop e região.

A feira abordou as práticas de manejo florestal sustentável, certificações ecológicas e a importância da madeira como um recurso renovável e carbono-neutro, amplamente defendidos pelas instituições como o Cipem e o Sindusmad. Para o diretor e ex-presidente do Sindusmad Sigfrid Kirsch (Zico), a sustentabilidade da madeira mato-grossense ganhou destaque internacional. “A participação na feira foi muito importante porque conseguimos levar a imagem do setor de base florestal de Mato Grosso para o mundo, assim como, a relevância do projeto de manejo florestal sustentável. Sem o Sindusmad e o Cipem, o setor já não existiria mais. Durante esses dias de feira, contamos com o apoio do Sindusmad, do Cipem, da Federação das Indústrias e do Governo do Estado, representado pelo vice-governador, que esteve presente integralmente no nosso estande. Isso dá credibilidade e mostra a seriedade das nossas instituições, o que é fundamental para o desenvolvimento do nosso setor”, ressaltou.

Além das exposições e demonstrações, a feira também ofereceu oportunidade para networking e parcerias comerciais. Para Zico, a questão comercial superou as expectativas. “Estamos vindo de uma recessão no setor e a quantidade de compradores que visitaram o estande do Cipem nos surpreendeu. Estamos sentindo um otimismo muito grande para um momento futuro muito próximo. Alguns compradores, inclusive, já entraram em contato para fazer negócios”, comentou.

Os visitantes da feira tiveram a oportunidade de explorar as mais recentes inovações tecnológicas e tendências em produtos de madeira, incluindo novos métodos de construção sustentável, soluções de design de interiores e exteriores, e avanços em tratamentos e acabamentos. Para o diretor do Sindusmad, Diones Marcos, a participação na feira motivou o desejo de diversificar os produtos e buscar novas alternativas para atender o mercado europeu. “Temos muitas coisas para aprender, para agregar e evoluir na nossa produção, não só como deck, mas pegar alguma coisa diferente, como madeira colada e tentar desenvolver aqui. A minha expectativa e experiência foram muito boas. Já estou pensando em colocar outros produtos para comercializar e fornecer para a Europa. Será necessário investir em máquinas, em qualidade, na mão de obra. Voltei muito animado”, salientou.

O diretor do Sindusmad e vice-presidente, Moacir Luis Willinghöffer, avaliou que a feira proporcionou muito aprendizado e networking. “Saber quem são os produtores, de onde vêm, como funciona, conhecer o uso específico do nosso produto. E destaco, principalmente, conhecer o nosso cliente. Eu exporto há mais de trinta anos e tive, pela primeira vez, contato com os clientes que forneço na Europa. Isso foi um ponto muito positivo, conhecer pessoas novas e os nossos clientes pessoalmente. Além disso, o que trouxe de aprendizado é a questão de reflorestamento, já existe reflorestamento há mais de 150 anos em vários lugares da Europa e do mundo. Eles estão explorando árvores de uma essência muito boa, como o carvalho, predominante em vários setores, como a construção civil e acabamento de imóveis e é uma madeira reflorestada. É algo a se pensar em fazer em nossa região e país, em descobrir uma espécie que tenha um valor comercial bom para se reflorestar”, informou.

O empresário também destacou a dedicação e empenho do Cipem na valorização das indústrias madeireiras. “Eu sou madeireiro há 31 anos e nunca me senti tão valorizado como madeireiro como foi nesta feira. O Cipem montou um estande com o apoio de todos os sindicatos e foi maravilhoso. Além disso, contamos com o setor público do Estado, o vice-governador estava lá, a deputada estadual Janaina Riva, a secretária de indústria e comércio e também a secretária de meio ambiente que explicou como Mato Grosso trabalha para manter sua floresta em pé. Isso foi muito gratificante como empresário e como madeireiro. Fiquei muito orgulhoso em viver esse momento. O Cipem, com o apoio de todos os sindicatos e ao Sindusmad, todos estão de parabéns pelo belíssimo trabalho feito”, enalteceu.

A Carrefour International du Bois reuniu cerca de 670 expositores de diversos países, além de arquitetos, engenheiros, construtores, distribuidores, fabricantes e todos os envolvidos na cadeia de valor da madeira. Além dos empresários de Sinop e região, a comitiva empresarial contou com a presença do presidente do Cipem, Ednei Blasius, o presidente do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), Frank Rogieri, o vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, a secretária estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti e demais lideranças, informa a assessoria do Sindusmad.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exames laboratoriais em Sinop serão incrementados com R$ 5,4 milhões

O poder executivo vai contratar empresa, via pregão eletrônico,...

Sinop ganha quase 6 mil novas empresas; 2,5 mil fecharam

Sinop ganhou 5.998 novas empresas de micro, pequeno, médio...
PUBLICIDADE