Apesar dos grandes aumentos nos percentuais nas tarifas de energia elétrica no Estado, nos últimos meses, o que motivou uma grande reclamação por parte dos consumidores, novos reajustes ainda devem ocorrer este ano. O alerta foi feito pelo diretor do Procon de Sinop, Cristiano Peixoto. “Tem previsão para mais dois aumentos. Entretanto, se acontecerem, serão implementados pelo governo federal. Ainda não estão definidos possíveis percentuais ou datas”, explicou, ao Só Notícias.
Cristiano afirmou que o Procon municipal, nestes casos, não pode fazer muita coisa, porém, deixou claro que o órgão nacional tem cobrado uma posição do governo. “Existe esta manifestação no Brasil para tentar ver o que é possível fazer. Eu quero ressaltar que estes aumentos não são repassados pelas concessionárias, mas a gente tem cobrado a forma com que elas trabalham na prestação dos serviços”, informou.
Para o diretor, os aumentos devem ser implementados e, com esta previsão, os consumidores devem preparar o bolso. “Sinceramente acredito que vai ter mais aumento e as pessoas devem estar preparadas. E fica também o alerta para que os consumidores equilibrem o consumo de energia. É importante não deixar aparelhos ligados na função “stand by”, trocar lâmpadas fluorescente e incandescentes por LED, entre outras coisas. Qualquer dúvida, o consumidor deve procurar o Procon”.
Conforme Só Notícias já informou, o Procon de Sinop adotou algumas medidas contra a concessionária de energia elétrica do Estado devido a 82 denúncias ou reclamações realizadas por consumidores. A maioria delas seria em relação ao aumento da tarifa (cerca de 270% em apenas três meses).
Houve reunião com representantes da empresa, na semana passada, para discutir o assunto. A empresa tentou justificar o aumento no valor das contas apontando a alteração no faturamento das tarifas. Antes, a medição se dava durante o período de 27 dias. Agora passou para 33 dias. Por causa disso, algumas faturas chegaram com cobrança de 47 dias de consumo, o que aumentou consideravelmente o valor das contas.
Outro ponto contestado seria o aumento da bandeira e a carga tributária, que lesa o consumidor devido ao mapeamento da cidade. O Procon alertou que a empresa tem deixado de informar a população sobre a alteração da data e possíveis impactos sobre os valores.
O consumidor que reunir documentos e provas a cerca desses itens, devem procurar a unidade e denunciar a concessionária para que se sejam ressarcidos de tais prejuízos.