Em outubro, 613 pessoas não pagaram suas contas no comércio de Sorriso e tiveram seus nomes inclusos no SPEC -Serviço de Proteção ao Crédito-, segundo levantamento feito pela ACES – Associação Comercial e Empresarial de Sorriso -. O número é menor que em setembro, quando houve 829 inclusões. O “pico” na inadimplência foi em junho com 1,3 mil clientes tendo seus nomes inseridos na lista negra do crédito. Março foi o menor com 560.
No mês passado foram feitas 5,8 mil consultas pelas empresas que venderam à prazo nos serviços Serasa/Concentre, Cheque e Pefin (Pendências Financeiras) para saber se os clientes estavam com nome limpo e fazerem vendas seguras.
Só o Pefin teve 4 mil consultas. Outro aspecto apresentado foi que o número de regularizações também diminuiu de setembro para outubro. Foram 877 regularizações contra mil.
No geral, desde janeiro, a Aces já registrou 8,8 mil nomes incluídos no SPC – Serviço de Proteção ao Crédito. Por outro lado a boa notícia é que houve 8 mil regularizações – de pessoas que pagaram as contas atrasadas e agora estão com crédito em dia. Os dados são elaborados com base em informações apresentadas pelas empresas filiadas a associação, que hoje é de aproximadamente 250.