Depois de serem aplicadas notificações e multas às agências bancárias, diminuiu o número de reclamações do descumprimento do tempo máxima de espera na fila. A constatação foi feita pelo Procon, que coleta, todos os meses, as senhas com os horários de espera e atendimentos nas agências. Segundo o coordenador Valdeci do Nascimento, houve uma redução de, pelo menos, 70%. “O que podemos constatar é que os bancos estão adequando-se ou que os clientes não estão mais denunciando”, declarou.
Alta Floresta tem quatro agências bancárias e a lei também aplica-se aos Correios. O tempo máximo de espera na fila, determinado pela lei municipal 1.051/01, é de 20 minutos. Somente nos primeiros meses do ano, o Procon aplicou R$ 100 mil em multas administrativas devido as infrações. Por cada cliente lesado, segundo Nascimento, é aplicada multa de R$ 52.
Em abril, o Ministério Público também entrou com uma ação exigindo o cumprimento do tempo. Uma liminar foi concedida determinando multa diária de R$ 1 mil para cada cliente que fosse lesado. Em cada agência foi colocada uma urna em que as pessoas depositam as senhas com o horário em que chegaram e foram atendidas, assim é possível o monitoramento pelo Procon.
Mesmo após a decisão da Justiça, em todas as agências foram constatadas irregularidades nos últimos meses.