A diferença encontrada entre o preço de um medicamento genérico e um de referência pode ultrapassar os 1.000%, chegando a 1.949,65%, segundo revela levantamento realizado pela Fundação Procon-SP e divulgado nesta quinta-feira (13).
De acordo com a pesquisa, tamanha diferença de preço foi verificada no remédio Losartana Potássica (50 mg, 30 comprimidos) que custa R$ 1,45 em determinado estabelecimento em São Paulo e o Cozaar (forma de referência do mesmo item) que foi encontrado por R$ 29,72.
remedios_saude
No geral, os medicamentos genéricos estão, em média, 55,5% mais baratos que os medicamentos de referência na capital paulista.
A pesquisa foi realizada em 15 drogarias distribuídas pelas cinco regiões da cidade, entre os dias 6 e 9 de agosto, com 58 medicamentos, sendo 29 genéricos e 29 de referência.
Maior e menor preço
Considerando os medicamentos de referência, a maior diferença de preços encontrada pelo Procon foi no Dexason (1mg/g – creme dermatológico 10g), do laboratório Teuto, que em um estabelecimento custava R$ 8,49 e em outro estava por R$ 1,94. Diferença de 337,63%.
Já nos produtos genéricos, a maior diferença encontrada foi de 1.975,86%, no Losartana Potássica. Em determinado estabelecimento da capital custava R$ 30,10 e em outro R$ 1,45.
“Essas variações só confirmam o que sempre orientamos ao consumidor: pesquisar é uma poderosa ferramenta para que o consumidor economize e evite os abusos praticados no mercado”, afirma o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes.
Pesquisa de preços
Diante do resultado, o órgão de defesa do consumidor alerta sobre a importância da pesquisa de preços, aliada à recomendação médica. O Procon lembra que, por serem produzidos em diversos laboratórios, os medicamentos genéricos são mais baratos que os de referência – o que não isenta o consumidor de realizar a pesquisa de preços, pois as diferenças, conforme constatou o levantamento, podem ser grandes.
O órgão de defesa do consumidor também explica que vários fatores determinam a variação de preços dos medicamentos, como a aplicação de descontos, políticas comerciais diferentes para cada canal de venda e pelo fato de existir redes que são regidas pelo sistema de franquia, não havendo uma política única de preços entre os franqueados.