Mato Grosso comercializou 196 milhões de litros de etanol nos quatro primeiros meses deste ano contra 206 milhões, no mesmo período do ano passado. Ou seja, queda de 4,8%. O consumo no Brasil caiu 15,1% – três vezes mais que em Mato Grosso. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Com relação à gasolina C, o volume comercializado no Estado apresentou crescimento de 3,7% passando de 193 para 200 milhões de litros. Comparado com o consumo nacional, que apresentou aumento de 1,9%, Mato Grosso surpreende mais uma vez.
As vendas de óleo diesel alcançam 889 milhões de litros, o que representa 1,6% de acréscimo. Nesse produto, Mato Grosso segue na contramão do consumo brasileiro que apresentou um declínio de 5,4%.
Somando o consumo de gasolina, diesel e etanol, produtos revendidos pelos postos, o consumo cresceu 1% com 1,28 bilhão de litros, enquanto que no Brasil a queda é de 4,1% para esses três produtos.
Na avaliação do diretor-executivo do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Estado de Mato Grosso (Sindipetróleo), Nelson Soares Junior, os números referentes ao quadrimestre mostram que o mercado em Mato Grosso vem conseguindo manter estabilidade nas vendas. “O consumidor está preferindo a gasolina ao etanol e o consumo de óleo diesel é impulsionado pelo agronegócio. Isso traz equilíbrio para as vendas em Mato Grosso. As vendas dos três produtos no país acompanham o fraco desempenho da economia. Não fosse isso, o consumo de gasolina, etanol e diesel nos postos em Mato Grosso, seria maior”.