O brasileiro trabalha em média 153 dias (5 meses) por ano só para pagar impostos, ou seja, de 1 de janeiro a 30 de maio. Por isso o dia 30 de maio, que será nesta quinta-feira, foi escolhido como o Dia Livre de Impostos. Apenas nos setores de maquiagem e eletrônicos as cargas tributárias são de 58% e 43%, respectivamente.
A data de conscientização e protesto é realizada há 13 anos, em todo país, especificamente em centenas de cidades, dezenas de estados e com a participação de milhares lojas. Organizadas pela Confederação das Câmaras de Dirigentes Lojistas os participantes comercializam alguns de seus produtos com descontos correspondentes as taxas de tributação.
A proposta do DLI é promover a conscientização para a população sobre as altas cargas tributárias pagas no país. E como forma de materializar essa conscientização, todos os lojistas arcam eles mesmos com os impostos descontados nesse dia. Assim conscientizamos os consumidores quanto ao real impacto dos impostos em suas vidas e aumentamos o seu poder de consumo por um dia.
Neste ano de 2019 a Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop participa do Dia Livre de Impostos com 50 empresas da cidade. “Esta data é importantíssima pra nós empresários, a carga tributária é sufocante e temos que fazer nosso grito de socorro ser ouvido, quanto mais empresas participarem do Dia Livre Sem Impostos melhor será para mostrarmos nossa força e conseguirmos a redução dos impostos e a tão sonhada reforma tributária”, convidou o presidente da CDL Sinop Marcos Antônio Alves.