O dia dos namorados, comemorado no dia 12 deste mês, vai movimentar o comércio eletrônico, e os sites de compras coletivas mato-grossenses vão de carona nessa perspectiva, oferecendo produtos e serviços focados nos casais apaixonados. Para se ter uma ideia da importância da internet nesse tipo de negócios, uma empresa especializada em informações sobre o setor, estima que o faturamento atinja R$ 809,2 milhões nesta data em todo o país, crescimento de 19% sobre o ano passado.
O dia dos namorados é considerado a terceira melhor data para o comércio varejista brasileiro, atrás do Natal e do dia das mães. Para não perder vendas e tempo, um site de Cuiabá, já alterou o layout do portal, deixando-o caracterizado para a ocasião.
Sócio-proprietário do negócio, Luiz Antonio Coelho Leão, afirma que várias ofertas divulgadas no site podem ser usadas como presente. "Desde a ida ao cabeleireiro, até o jantar num restaurante, passeios, ou produtos podem ser comprados para dar de presente". Expectativa é que as vendas aumentem de 20% a 30% em relação a 2011.
Já o diretor comercial de outro site, Leonardo Hugueney, diz que as datas comemorativas não são tão procuradas por algumas empresas porque é justamente nesta ocasião que elas registram maior demanda de clientes. "Um restaurante, motel, entre outros estabelecimentos, usam os sites de compras coletivas para promover o negócio no período considerado de baixa temporada. dia dos namorados vão seguir a mesma tendência".
Depois de "bombar" entre os mato-grossenses no fim de 2010, os sites de compras coletivas enfrentaram desaceleração nos últimos meses e agora seguem com estabilidade. Luiz Antonio Coelho Leão, afirma que o site está no ar há 1 ano e 4 meses e que em meados do ano passado começou a ficar estável. "Em dezembro de 2010 as compras coletivas explodiram em Cuiabá. Chegamos a fazer 2 mil cadastros por semana, hoje esse número caiu para 300". O empresário confessa que o faturamento diminuiu um pouco e que de lá para cá, vários sites fecharam.
Com 1 ano e meio de operação, outro site, também enfrentou queda no número de acessos, mas segue com estabilidade, afirma o diretor Leonardo Hugueney.