Mato Grosso registrou aumento de 17,1% na devolução de cheques no primeiro bimestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com o Indicador Serasa de Cheques Sem Fundos, nos dois primeiros meses deste ano, a cada 1 mil cheques compensados, 34,9 foram devolvidos ante o índice de 29,8, registrado em igual intervalo do ano passado. No país, apesar do percentual menor, também houve variação positiva para as devoluções. O indicador passou de 19 em 2007 para 19,3 este ano, incremento de 1,6% de um ano para outro.
De acordo com os dados da Serasa, entre janeiro e fevereiro deste ano foram compensados 2,780 milhões de cheques pelo comércio varejista local, redução de 15,5% se comparado aos 3,290 milhões de documentos verificados em igual período de 2007.
No país as compensações somaram 242,350 milhões contra 263,050 milhões registradas no ano passado, uma redução de 7,8% de um ano para outro.
No universo de compensados deste ano, em Mato Grosso as devoluções totalizaram 96,650 mil cheques, ante 97,870 mil no mesmo período do ano passado, o que equivale a uma redução de 1,24% na variação anual. Já em território nacional, a redução ocorreu, mas foi maior, de 6,9%, baixando de 5,010 milhões de documentos devolvidos nos primeiros dois meses de 2007 para 4,660 milhões registrados no primeiro bimestre deste ano.
O presidente em exercício da Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Hermes Martins, afirma que apesar do aumento no indicador de devolução, a tendência é que a quantidade de documentos devolvidos pelos bancos aos estabelecimentos caiam, isso porque os consumidores estão usando menos este documento e alternando o pagamento das compras com dinheiro, no intuito de ter descontos, ou no chamado “dinheiro de plástico”, o cartão de crédito, em que encontra vantagens para o pagamento, como a data do vencimento da compra.
Martins destaca ainda que a tendência é que a cada mês as pessoas usem menos o cheque, especialmente o pré-datado, que pode ser compensado a qualquer momentos, mesmo que tenha uma data combinada previamente.