Descontrole financeiro. Este é o principal motivo da inadimplência dos consumidores no terceiro bimestre deste ano. Segundo pesquisa da TeleCheque, 74,65% dos pesquisados apontaram este como o motivo de suas dívidas.
A pesquisa de inadimplência da TeleCheque, divulgada nesta segunda-feira (27), aponta como fator para esse descontrole o excesso de crédito. "O agravamento da inadimplência foi resultado do acesso a um crédito excessivo antes da crise e do alto comprometimento de longo prazo, que não pode ser cumprido devido às mudanças nos ganhos salariais", afirma o vice-presidente da TeleCheque, José Antonio Praxedes Neto.
Segundo Praxedes, a concorrência entre as instituições financeiras estimulam o descontrole financeiro. Isso porque, em busca de resultados, os bancos acabam por liberar crédito ao consumidor de forma independente, sem analisar os acessos ao crédito já concedidos.
Com a liberalização do crédito a prazos longos antes da crise, consumidores de maior renda comprometeram o orçamento, Segundo o levantamento, elas são os mais inadimplentes no terceiro bimestre do ano, responsáveis por 50% das dívidas.