Por uma determinação da Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda), foi desativado na exatoria de Sinop, o posto bancário Cooperfaz, no dia 30 de setembro. Segundo Marino Hernandorena, chefe da exatoria de Sinop, foi estabelecido um prazo de 30 dias para o funcionamento do posto do Banco do Brasil, ou seja, até 30 de novembro.
Passado esse prazo, o posto bancário também seria desativado. O Sindusmad (Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso) solicitou à Fiemt (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso) que intercedesse junto à Sefaz para que isso não ocorresse. A desativação iria gerar muitos transtornos para os empresários que teriam que ir até a Agência Fazendária retirar as guias e ainda voltar às agências bancárias para efetuar o pagamento.
O Sindusmad informou que recebeu ontem informação de que o posto avançado do Banco do Brasil permanecerá ativo dentro até 31 de dezembro. As informações da Secretaria, são de que estão em faze adiantada os estudos para implantar novo sistema de recolhimento dos tributos no Estado de Mato Grosso