PUBLICIDADE

Desafio para setor madeireiro é desenvolvimento sustentável

PUBLICIDADE

Os secretários-adjuntos de Qualidade Ambiental, Salatiel Araújo, e de Mudanças Climáticas, Afrânio Migliari, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) participam em Alta Floresta, do Fórum Floresta Sustentável – Mato Grosso. O evento, que começou hoje e vai até quinta-feira discutirá as tendências e cenários que envolvem a atividade florestal, como legislação, mercado, tecnologia e outros, e reúne representantes de organizações não governamentais, setor madeireiro, governo e sociedade em geral.

Afrânio participou da mesa que discute a Certificação de Origem Florestal. Migliari vai falar sobre o Sistema de Monitoramento Florestal implantado pelo Estado. Amanhã,  participa da mesa que discutirá o tema Novas Tecnologias para Planos de Manejo. Araújo falará sobre o Uso das Imagens Spot para o Manejo Florestal.

Para os técnicos da Sema, o grande desafio que Mato Grosso enfrenta atualmente é encontrar os meios para tornar possível o desenvolvimento sustentável da região, dentro de uma gestão compartilhada com os setores produtivos e a sociedade. Na programação do Fórum Floresta Sustentável – Mato Grosso estão previstas, além de palestras e mesas redondas, alguns cursos e práticas com enfoque no manejo florestal.

A realização do fórum surgiu da necessidade de interação entre os setores governamental, produtivo e ambientalista com o objetivo de reduzir o desencontro de informações e, consequentemente, o choque de conceitos sobre essas atividades. É uma oportunidade para que estes segmentos discutam o futuro da atividade madeireira.

O coordenador do Programa de Monitoramento da Paisagem, do Instituto Centro de Vida (ICV), Ricardo Abad, disse que o evento tem como objetivo discutir o futuro do segmento, tendo em vista que os recursos florestais serão extintos em questão de anos se as práticas de exploração continuarem as mesmas. “Estimular o uso racional dos recursos florestais surge da necessidade de se adotar medidas eficazes contra o esgotamento dos recursos. Neste sentido, as técnicas de baixo impacto representam passos importantes em direção ao manejo sustentável”. 

O Fórum Floresta Sustentável acontece na sede do Clube de Diretores Logistas (CDL) de Alta Floresta e, é uma realização do ICV (Instituto Centro de Vida) em parceira com o Cipem (Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso). 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE