Hoje, às 17:00h, a comissão de Agricultura da Câmara Federal tem uma audiência com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Os parlamentares da bancada de Mato Grosso, Homero Pereira e Neri Geller, informaram ao Só Notícias que pretendem sensibilizar o ministro sobre a situação penosa dos agricultores.
A principal preocupação do produtor mato-grossense, além da renegociação das dívidas agrícolas, é recompor a renda. “Temos batido muito na questão da dívida, mas junto a isso não está tendo nenhuma política de recuperação da renda do setor”, questiona o presidente da Famato, Homero Pereira.
“Estamos em uma fase de negociação com o governo federal para a prorrogação de Dívidas. Mas vamos discutir com o ministro também sobre como recompôr a renda do nosso setor”, afirmou Homero. Já Geller, defendeu em Sinop que o produtor vai precisar de 15 a 18 anos para pagar as dívidas.
“Precisamos de Finame, Fundos constitucionais, com juros de infração ou pelo menos, equivalência de produtos”, afirmou. Os dois se pronunciaram ontem, no Simpósio Regional de Agronegócios, em Sinop e foram questionados pelos produtores sobre temas como Pesa, securitização, entre outros.