Apesar de ter sido anunciado que o censo populacional e agropecuário iniciaria na última segunda-feira, em todo o país, nos 27 municípios da região Norte, que pertencem a regional de Sinop, os trabalhos ainda não começaram. De acordo com o escritório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ainda está sendo feita a instalação do sistema nos PDAs (laptops) que serão utilizados pelos recenseadores nas pesquisas.
O atraso já estaria previsto, já que o servidor não teria capacidade para liberar a carga em todo o país no mesmo dia. A expectativa é que até sexta-feira o problema seja solucionado e na segunda-feira iniciem os trabalhos. Em todo o Nortão, 260 profissionais estão mobilizados. Somente em Sinop, quarta maior cidade do Estado, percorrerão 100 bairros.
A expectativa é que a pesquisa seja concluída até julho e os resultados divulgados até agosto. O último censo demográfico foi feito em 2000. Os novos números vão atualizar os índices do Governo Federal para a definição dos repasses para os municípios investirem na educação, saúde, habitação, assistência social, entre outros.
Em todo o Estado, apenas Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis ficarão fora da contagem, já que possuem mais de 170 mil habitantes.