O Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes definiu as quatro empreiteiras que executarão os serviços de restauração (recapeamento) da BR-163, em quatro trechos do Norte de Mato Grosso, no prazo de 540 dias. No edital o DNIT aponta para investimentos superiores a R$186 milhões. No entanto, após apresentação dos menores preços, a obra deve ultrapassar R$159 milhões.
O primeiro lote contempla Lucas do Rio Verde – Sorriso (Km 689,4 a 753,7), com 64,3km de extensão. O departamento estimou pouco mais de R$40 milhões para os serviços preliminares, terraplanagem, pavimentação, restauração de pista e acostamento, drenagem, sinalização, entre outros trabalhos. Na concorrência a empresa vencedora apresentou R$36,2 milhões.
O segundo lote está entre Sorriso e Sinop (Km753,7 a 836), com 82,3 quilômetros de percurso, e R$61,5 milhões apontados pelo DNIT. A empreiteira sagrou-se vencedora com a proposta de R$51,3 milhões.
O lote 3 está localizado entre Sinop com o entroncamento da MT-320 (Santa Helena) (Km 863 a 899,3), com 63,3 quilômetros, onde o DNIT apontou R$46,5 milhões. Já a proposta vencedora foi de R$37,5 milhões. No último trecho, também de Sinop com o entrocamento da MT-320 (Santa Helena) (Km 899,3 a 955,3), a partir do último, os valores enquadram-se em R$37,9 e R$34,4 milhões, respectivamente.
Em até cinco dias o DNIT receberá recursos das empresas que participaram da concorrência e discordaram do resultado. Só Notícias apurou que, somente após este trâmite serão realizados os últimos processos antes das obras. Não há confirmação se iniciam ainda este ano.
Transitar neste trecho da rodovia é considerado um verdadeiro desafio para os motoristas da região, principalmente no período chuvoso, com a formação de buracos. Além dos prejuízos com depreciação dos veículos, causam acidentes e prolongam o tempo gasto para fazer o percurso até a capital.
Com as chuvas se intensificando neste período e a buraqueira tomando conta das rodovias federais (principalmente entre Sorriso-Sinop), o DNIT diz que há contratos vigentes para manutenção dos trechos nesta época e deve ser feito outro tapa buracos. Com o recapeamento, a rodovia ficará com qualidade e resistência maior nos próximos anos.