O prefeito de Juína, Hermes Bergamim (PSDB) se reuniu com diretores do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno) e prometeu doar uma área de 5 alqueires, às margens da MT-170 onde atualmente funciona o depósito de embalagens vazias de agrotóxicos, próximo a um frigorífico, para armazenar os resíduos sólidos produzidos pelas indústrias. A doação precisa ser aprovada pela câmara.
O local atende inicialmente a demanda do setor de base florestal, uma vez que as leis ambientais regulam que os resíduos das indústrias madeireiras precisam ter uma destinação e não podem ficar armazenados nos pátios a céu aberto, informa a assessoria.
De acordo com o presidente do Simno, Roberto Rios, idealizador do movimento, existe uma lei desde 2010 que determina a destinação dos resíduos. “Hoje os resíduos estão nos pátios e ao longo do tempo pedimos a vários prefeitos esse terreno, hoje está aqui o prefeito Hermes para doar essa área, assim vamos resolver o problema ambiental e em contrapartida contribuir com a geração de emprego e renda para nosso município, já que os resíduos poderão ser utilizados por alguma termoelétrica na produção de energia”, disse, através da assessoria.
O prefeito disse que o "Ministério Público nos pediu para destinar os resíduos, futuramente, na produção de energia. Já aprovamos o local e caberá aos empresários decidirem se atende à necessidade”.