O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Jandir Milan, confirmou a construção da escola técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, em um terreno na avenida Pará, próximo a câmara de vereadores. Também devem ser instaladas no município a sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), próximo a unidade de saúde IV e do Serviço Social da Indústria (Sesi), que será construída no bairro Cidade Nova, ao lado da escola do Senai.
De acordo com a assessoria, em Lucas, é projetada a construção de uma unidade modelo II, com laboratórios, salas de aula em todas as áreas e capacidade para qualificar até cinco mil trabalhadores por ano. A previsão é que as obras sejam concluídas em até 15 meses, porém, não foi mencionado quando iniciam.
O prefeito Otaviano Pivetta disse que a chegada do Senai e Sesi marcam definitivamente uma nova fase dentro do processo de desenvolvimento econômico do município. “Tudo o que nós queremos é dar oportunidade de qualificação profissional e melhorar a renda do trabalhador. O cidadão que não tem qualificação ganha pouco e a tendência é piorar. Quanto mais capacitado, melhores são as oportunidades e o salário”.
Além de Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sorriso e Alta Floresta também serão beneficiadas com unidades do Senai. “As expectativas da federação são muito grandes em relação a esse eixo da BR-163. Tenho certeza que Lucas do Rio Verde será outra depois da vinda do Senai”, destacou o Milan.
A instalação do Senai em Lucas começou ano passado, durante a gestão do ex-prefeito Marino Franz e a Federação das Indústrias de Mato Grosso.