Débitos não autorizados lideraram o ranking de reclamações contra os bancos, divulgado pelo Banco Central. Em janeiro deste ano, de 1.309 reclamações procedentes contra todos os bancos do País, 271 eram sobre essa operação, que representou 20,7% do total.
Do total referente a esse tipo de reclamação, 72 foram contra o Itaú, 69 contra o Banco do Brasil, 63 contra o Santander, 29 contra a Caixa Econômica Federal e 27 do Bradesco. O HSBC teve 4 reclamações desse tipo.
Em dezembro do ano passado, os Débitos não autorizados também lideraram o ranking, com 232 queixas, o que correspondeu a 20,14% do total de 1.152 reclamações procedentes contra todos os bancos daquele mês.
Outras reclamações
Ainda em janeiro deste ano, a reclamação com o segundo maior número de incidência foi a que se refere às tarifas de cobranças irregulares de serviços não contratados, com 194 ocorrências, ou 14,8% do total.
Neste caso, as instituições que mais tiveram reclamações desse tipo foram o Banco do Brasil, com 130; a Caixa Econômica Federal, com 19; Itaú, com 14; Bradesco, com 11; e Santander, também com 11.
Em terceiro, com 104 reclamações, ficaram as queixas sobre a Circular 3289, que trata de esclarecimentos incompletos ou incorretos. Elas representaram 7,9% do total.