PUBLICIDADE

Débito direto autorizado vai revolucionar formas de pagamentos

PUBLICIDADE

O DDA (Débito Direto Autorizado), que deverá ser lançado no segundo semestre de 2009, promete não só revolucionar as formas de pagamento como também aumentar os investimentos em TI (Tecnologia da Informação), segundo prevê a consultoria IDC.
Para a empresa, o segmento financeiro irá revolucionar o modo como as pessoas e empresas efetuam seus pagamentos, causando grande impacto nos segmentos de hardware, software e serviços.

O DDA irá permitir o recebimento eletrônico de compromissos de pagamentos, permitindo a redução do número de boletos em papel. A expectativa da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) é de diminuir em 50% a emissão de boletos impressos em três anos.

Investimentos em TI
Para o analista dos mercados de servidores e storage da IDC, Alexandre Vargas, a implementação deste projeto já influencia os investimentos em hardware, software e serviços das instituições financeiras participantes, e a tendência é de que eles se intensifiquem nos próximos meses.

“Se analisarmos o impacto nos mercados de servidores e armazenamento de dados, a demanda por equipamentos será positiva, pois, segundo o Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), o comprovante de diversos tipos de pagamentos tem que ser mantidos por até cinco anos, o que demandará uma grande capacidade de armazenamento em curto, médio e longo prazos”, afirma.

A consultoria acredita que o setor de TI também poderá ser beneficiado pela grande adesão ao projeto, tanto de usuários quanto de empresas que emitem boletos, devido à segurança e à facilidade que o sistema proporciona. Também devem facilitar a adoção do sistema o aumento das transações via Internet Banking, que aumentaram 6% em 2007, e ao fato de já existirem 40 milhões de domicílios com acesso à internet.

Funcionamento
De acordo com a Febraban, pelo sistema atual, os bancos cedentes emitem os títulos de papel e os enviam aos clientes, que escolhem um banco para pagamento.

Pelo novo modelo, os bancos cedentes verificam se o cliente é cadastrado eletronicamente, geram a fatura eletrônica e enviam ao débito direto autorizado, que armazena as faturas eletrônicas. O banco do cliente consulta neste DDA os títulos eletrônicos e os apresenta a diversos canais disponíveis para o cliente. Assim, o usuário pode efetuar o pagamento pelos canais disponibilizados pelo seu banco.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE