sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

Custo médio do empréstimo bancário sobe para 48% ao ano

PUBLICIDADE

O juro médio e o spread bancário nas operações de crédito avançaram em janeiro ante dezembro, mostraram dados do Banco Central divulgados nesta terça-feira. O custo médio dos empréstimos destinados a pessoas físicas alcançou 48,8% ao ano, com elevação de 4,9 ponto percentual no mês.

Nas modalidades de crédito pessoal e cheque especial verificaram-se aumentos de 7,3 ponto percentual e 6,9 ponto percentual no mês. O crédito pessoal passou a custar 53,1% ao ano, enquanto o cheque especial, 145%. Os financiamentos para aquisição de veículos tiveram seu custo elevado em 2,4 ponto percentual no mês, para 31,2% ao ano. A taxa média para pessoas jurídicas registrou alta de 1,8 ponto percentual no mês, atingindo 24,7%, resultado decorrente, em grande parte, do incremento de 2,6 ponto percentual no custo das operações pactuadas com encargos prefixados.

A taxa média de juros avançou para 37,3% ao ano, aumento mensal de 3,5 pontos percentuais. O spread bancário – diferença entre a taxa de captação dos bancos e a cobrada dos clientes – subiu 3,4 pontos percentuais, para 25,7 pontos.

“A evolução das operações de crédito do sistema financeiro, em janeiro, mostrou-se compatível com os aspectos sazonais do período”, destacou o BC em relatório.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Procon aplica mais de R$ 16 milhões de multas em 57 processos em MT

A Turma Recursal da secretaria Adjunta de Defesa do...

Mais de 30 vagas estão abertas em empresas de Colíder

Conforme relatório do Sistema Nacional de Empregos em Colíder...

Donos de 541 mil veículos em Mato Grosso não pagaram IPVA

A secretaria de Fazenda informou, hoje, que donos de...
PUBLICIDADE