O cultivo de girassol nao atingiu a meta prevista nesta safra, de acordo com a Empaer – Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural. Foram plantados cerca de 2 mil hectares, 500 a menos do que o estimado no início do ano, devido há algumas dificuldades enfrentadas pelo produtor, durante a colheita da soja.
As chuvas causaram atraso na colheita de soja em algumas lavouras e atrasou o plantiol. A estimativa é colher 1.200 quilos por hectare, com uma produção de aproximadamente 2,4 mil toneladas. Mesmo ficando abaixo do esperado, a safra de girassol cresceu cerca de 570% em relação à anterior, quando foram cultivados apenas 300 hectares.
Girassol é uma oleaginosa que apresenta características agronômicas importantes, como maior resistência à seca, ao frio e ao calor que a maioria das espécies normalmente cultivadas no Brasil. Apresenta ampla adaptabilidade às diferentes condições edafoclimáticas e seu rendimento é pouco influenciado pela latitude, pela altitude e pelo fotoperíodo. Graças a essas características, apresenta-se como uma opção nos sistemas de rotação e sucessão de culturas nas regiões produtoras de grãos.