Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop e Sorriso estão entre as cinco principais cidades mato-grossenses que mais vendem veículos novos. Foram 5.056 no mês passado. O balanço mensal da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Mato Grosso (Fenabrave-MT) foi divulgado esta tarde. O número de vendas no Estado mês passado foi maior mas a entidade, a nível nacional, mudou a forma de divulgar o balanço e não dispnibilizou dados de demais cidades polos como Tangará da Serra, Barra do Garças, Cáceres e demais. Com isso, não há levantamento final do volume estadual de vendas. Também deixaram de ser informados comparativos de negócios com mês passado e mesmo período de 2013.
Cuiabá foi responsável por 2.562 vendas, Várzea Grande, com 801, Rondonópolis, 764, Sinop, com 658 e Sorriso, com 271 unidades emplacadas.
O segmento de automóveis liderou com 2.262 unidades emplacadas. Motos estão em segundo com 1.697 emplacamentos e os comerciais leves – caminhonetes – 1.007. “As motocicletas, via de regra, costumam ser campeãs de vendas principalmente pelo baixo custo. Mas neste momento, o segmento está sofrendo em consequência da alta inadimplência. As financeiras estão mais rigorosas na análise de crédito e cobrando até 20% de entrada na compra. Antigamente o valor era 100% financiado”, explicou o presidente da Fenabrave-MT.
Na avaliação do presidente estadual, Manoel Guedes, o resultado do mês de abril não surpreendeu os concessionários. “Apesar de o setor ter sofrido uma pequena redução, ainda continua dentro dos patamares da média de vendas”, afirma Guedes. Parte da queda nas vendas é atribuída à economia do país, que continua instável na opinião do presidente. Porém, os concessionários tem recorrido a campanhas de vendas para atrair consumidores, oferecendo vendas a juro zero, prazos maiores para a entrada, entre outros, informa a assessoria.