Um recente levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que Cuiabá, entre as capitais inseridas na região Centro-Oeste, tem a menor quantidade de estabelecimentos para hospedagem: 94. Os números tem como ano-base 2011. Brasília é com mais opções: 222. Goiânia registra 163 e, Campo Grande, 99. Quando somadas todas as capitais brasileiras, é constatada a existência de mais de 5 mil estabelecimentos deste segmento.
Para o estudo, é levado em consideração hotéis (59), apart-hotéis/flats (2), pousadas (5), motéis (26), pensões de hospedagem (1), albergues turísticos (1) e outros. Eles são classificados ainda em categorias como luxo; superior/muito confortável; turístico/médio conforto; econômico e, simples. Ao todo, são 5,9 mil quartos/leitos disponíveis na capital.
Apesar de apresentar a menor quantidade de estabelecimentos, Cuiabá está na lista das cidades sedes da Copa do Mundo de 2014 que não há preocupação em relação ao número de vagas no setor hoteleiro. Conforme Só Notícias informou, esta análise foi feita pela Hotel Invest, empresa especializada em investimento no segmento, apontando que há mais unidades projetadas do que a demanda esperada para 2015. No entanto, não foi confirmado em quanto a oferta de vagas deve ampliar.