Cuiabá concentra 26,8% do total de empresas em atividade no Estado. Na capital, que completa 291 anos hoje, estão ativas 41,133 mil delas, em diversos segmentos, de um universo de 153,224 mil em operação em Mato Grosso. Outras que se destacam na quantidade de empresas em operação são Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra, porém com número inferior a capital. Os números são da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) e são referentes a 31 de março último. A maioria dos estabelecimentos que atua na cidade é do setor comercial e de prestação de serviços. Por ter esta característica, Cuiabá também é considerada uma cidade com vocação para o lazer e entretenimento. “As pessoas vêm para Cuiabá para fazer compras e se divertir. É aqui que estão os principais pontos de entretenimento do Estado, como cinemas, shoppings, grandes lojas, teatro, entre outros”, diz o economista Vitor Galesso.
Um exemplo da análise do especialista foi a vinda do Pantanal Shopping, em 2004. O empreendimento foi construído em sociedade pelas empresas Country Shopping S/A, de Goiânia; Pantanal Plaza Shopping, de Cuiabá; e pela Fundação dos Economiários da Caixa Econômica Federal (Funcef). Nos últimos 5 anos o empreendimento, juntamente com os lojistas, já investiram R$ 300 milhões. No local trabalham 2,5 mil pessoas, moradoras não só da Capital como também de Várzea Grande. “Mas os planos do Pantanal Shopping não param por aí. Com a escolha de Cuiabá para ser uma das sedes da Copa 2014, que, com toda a certeza, será um marco para a economia e o turismo do Estado, o empreendimento já tem projetos de crescimento e investimento, que irão contribuir ainda mais para o desenvolvimento de Cuiabá e Mato Grosso”, diz a diretoria do estabelecimento por meio de nota.
Ainda com relação aos números de empresas na Capital mato-grossense, os dados da Junta Comercial apontam que entre o fim de 2002, quando estavam em operação 21,733 mil empresas na cidade, e março deste ano, houve um crescimento de 89,2% na quantidade de estabelecimentos comerciais abertos na Capital, o que significa a abertura de 19,5 mil novas empresas. Para o futuro, a perspectiva é crescimento, ainda mais se for considerada a realização da Copa do Mundo na cidade, que tem provocado uma intensa movimentação do setor empresarial. “Cuiabá é uma cidade muito importante para a economia de Mato Grosso e ela vai prosperar ainda mais. Políticas de governo, como a concessão de incentivos fiscais são fundamentais para atrair empreendedores. Temos espaço para crescer, mas ainda temos que melhorar a infraestrutura para melhorar a qualidade de vida da população”, avalia o presidente da Jucemat, Roberto Peron, que também é empresário e tem uma loja no Centro Comercial de Cuiabá.
Outro recente investimento na área de lazer que mostra o potencial da cidade, é a ampliação da estrutura física do Goiabeiras Shopping. Salas de cinema com tecnologia de ponta, ambiente acústico e até escritórios comerciais são alguns dos investimentos previstos para serem realizados nas dependências do estabelecimento. A obra tem previsão para ser concluída até o fim de 2011. A informação é do novo superintendente do Goiabeiras, Adilson Marante. Segundo ele, atualmente o shopping tem 122 lojas.
Já no ramo hoteleiro, o empresário Renato De Paiva Pereira proprietário do Gran Odara, está investindo R$ 20 milhões para a construção do primeiro hotel 5 estrelas de Mato Grosso. Segundo ele, foi por acreditar no potencial de crescimento de Cuiabá que escolheu a cidade sediar o seu empreendimento. No entanto, ele ressalta a preocupação com a melhoria dos pontos turísticos. “Apesar de que é o turismo de negócios que movimenta a cidade, precisamos contar com o lazer para incrementar a economia do município”. Para a execução da obra, Pereira diz que contou com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO). “Do valor aplicado na construção do hotel, cerca de R$ 9,5 milhões foram financiados pelo fundo”, complementa o empresário.
Essa modalidade de crédito já financiou R$ 185,7 milhões para 1,573 mil empresas de Cuiabá nos últimos 3 anos. O programa é direcionado para os investimentos em prol ao desenvolvimento industrial, ao turismo regional, aos setores comercial e de serviço, como também para a melhoria da infraestrutura econômica.
Na avaliação do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), José Alberto Aguiar, o crescimento do setor comercial da cidade nos últimos anos é notório. Ele complementa que o treinamento e a busca pela qualificação do funcionário é uma mentalidade muito presente no comércio e que a cada ano ganha mais força. “Notamos pela crescente demanda na procura de cursos e treinamentos que vão desde o preparo de secretárias, passando por gestão de pessoas, gerenciamento, vendas, até mesmo etiqueta no ambiente de trabalho, além de outros mais técnicos e específicos”.