Após três anos de retração, os empresários da capital mato-grossense comemoram a superação nas vendas que tiveram um aumento de 5,3% neste ano, conforme consultas realizadas pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Já em nível nacional, os dados revelam um acréscimo de 4,72% na comparação com 2016.
“Esse foi o resultado mais expressivo em relação a vendas de todas as datas comemorativas de 2017. Estamos felizes e otimistas com esse resultado, pois acreditamos que daqui para frente à economia comece a passar por um processo de recuperação”, disse o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá, Nelson Soares Junior.
Os dados do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostram que a retomada da economia teve seus primeiros reflexos na confiança dos consumidores e aumento do consumo, sendo que nos últimos anos, os resultados de vendas a prazo no Natal foram: -1,46% (2016), -15,84% (2015) e -0,7% (2014).
Segundo o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro, o resultado é consequência da melhora da conjuntura e da proximidade do fim da crise econômica. “O acesso ao crédito mais difícil e os juros elevados ainda limitam o poder de compras dos brasileiros, mas com a economia dando sinais de retomada, os consumidores foram às compras de forma menos tímida que nos últimos anos e também nas outras datas comemorativas de 2017”, afirmou.
Entretanto, o presidente alerta que, embora o crescimento deste ano pareça forte, ainda está longe dos resultados dos anos anteriores à crise econômica.
Neste ano, segundo um levantamento do SPC Brasil, o gasto médio do brasileiro com o total de presentes de Natal girou em torno de R$ 461,91. A estimativa era de que a data movimentasse cerca de R$ 51 bilhões na economia.