sábado, 7/setembro/2024
PUBLICIDADE

Cuiabá: opção de transporte BRT é decisão de Governo aprovada pela Assembleia

PUBLICIDADE

O presidente em exercício da Agência Executora das Obras da Copa do Mundo (Agecopa), Yênes Magalhães, fez esclarecimentos sobre o novo sistema de transportes coletivos a ser implantado em Cuiabá e Várzea Grande e que integra os preparativos para a Copa 2014. Yênes Magalhães destacou que a opção pelo sistema BRT (Bus Rapid Transit), que prevê a instalação de corredores exclusivos para ônibus articulados, antecede a criação da Agecopa.

Esta foi uma decisão do Governo do Estado tomada ainda em 2008, quando Cuiabá se candidatou a sede da Copa. A opção pelo BRT foi encaminhada à Fifa pela gestão anterior, com base em estudos técnicos das prefeituras de Cuiabá, Várzea Grande e da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados no Estado de Mato Grosso (Ager).

A partir da conquista do direito de Cuiabá ser uma das doze sedes, começaram os entendimentos com o ministério das Cidades e do Esporte. Em janeiro de 2010 foi assinada a Matriz de Responsabilidade pelo então governador Blairo Maggi, então prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, e ministro do Esporte, Orlando Silva. Este documento que estabelece as responsabilidades de cada ente federado também referendava a opção pelo BRT.

Posteriormente o Governo do Estado encaminhou ao Ministério das Cidades a proposta de operação de crédito para financiar os dois corredores BRT – Coxipó/Centro e Aeroporto/CPA. Em junho de 2010, a Assembleia Legislativa autorizou o Governo do Estado a contratar operação de crédito até o valor de R$ 458 milhões para financiar o BRT.

Em setembro daquele mesmo ano, o governador Silval Barbosa assinou contrato de financiamento com a CEF, que recebeu este ano os projetos dos corredores BRT e está analisando para iniciar a liberação dos recursos necessários à implantação do novo sistema.

OUTRO SISTEMA

Yênes Magalhães ressaltou que a Agecopa está apenas dando prosseguimento a uma decisão de governo que teve o aval da Assembleia Legislativa. "O objetivo maior é deixar como legado para a população o melhor sistema de transporte coletivo, com o menor custo de implantação e de operação e tarifas condizentes com a realidade local", destacou.

Por determinação do governador Silval Barbosa, a agência se propôs a receber e analisar o estudo de viabilidade econômica sobre o sistema VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), prometido para o final de março último. Depois da audiência com o governador em fevereiro, onde o presidente da Assembleia, deputado José Riva, apresentou um grupo de empresários portugueses interessados em mplantar o VLT, a Agecopa promoveu uma reunião com os técnicos da empresa que receberam todas as informações necessárias para embasar os estudos de viabilidade.

Desta reunião participaram dois membros do Ministério Público estadual, a procuradora de Justiça Silvana e o promotor Clóvis, assegurando a necessária transparência e lisura em todos os procedimentos. Quanto às afirmações de que os técnicos da empresa portuguesa teriam sofrido ameaças ou pressões, o presidente da Agecopa afirmou que já fez uma consulta à Procuradoria Geral do Estado sobre os procedimentos a adotar para que estas denúncias sejam investigadas pelas autoridades responsáveis.

Yênes Magalhães finalizou colocando-se à disposição para um amplo debate sobre a viabilidade do BRT, do VLT ou mesmo do monotrilho, com a participação dos poderes e dos segmentos da sociedade organizada. De qualquer forma, a decisão final caberá ao governador Silval Barbosa, com quem o presidente da Agecopa vai se reunir assim que o chefe do Executivo retornar de sua viagem de trabalho ao exterior.

 

Notícia anterior
Próxima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresário assume presidência da Federação das Indústrias de Mato Grosso

O empresário do setor de mineração e vice-presidente Gustavo...

Sorriso: exportações acumulam quase R$ 12 bilhões

Indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,6% dos...
PUBLICIDADE