A Vicunha, uma das maiores indústrias têxteis do mundo, deve começar o processo de instalação de sua fábrica em Cuiabá ainda este ano. Segundo o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Elismar Bezerra, a prefeitura já está negociando a área escolhida pela empresa, para fazer a desapropriação. O protocolo de intenções de abertura da maior planta industrial da empresa no país foi assinado no último mês de março. A unidade fabril, que será instalada em Cuiabá, destina-se à produção de índigo e brim, visando atender o mercado interno. Serão investidos R$ 350 milhões nas etapas de construção, maquinário, mão-obra e capital de giro.
O secretário informou que só no processo de construção devem ser gerados cerca de dois mil empregos diretos e outros seis mil indiretos na região. A empresa deve entrar em operação dentro de três anos. "Já cumprimos todas as exigências para que ela seja instalada na capital", assegurou Elismar Bezerra.
Segundo ele, a escolha de Cuiabá para a implantação da fábrica foi fundamentada principalmente na política de incentivos fiscais. Com o programa de incentivos fiscais oferecido pelo Município, o "Pró-Cuiabá", a indústria usufruirá de descontos de 70% em todos os impostos.
A planta da Vicunha terá capacidade de processamento anual de 65 mil toneladas de algodão e produção de 72 milhões de metros lineares de tecido por ano. O parque industrial ocupará uma área de 60 hectares, na Rodovia dos Imigrantes.