Um grande número de empresários, diretores de empresas, gerentes, profissionais liberais assistem, neste momento, a diversas palestras da Feira do Empreendedor, no Centro de Eventos do Pantanal, que começou ontem à noite.
Logo mais, às 19h, Gil Giardelli, especialista no Mundo.com, com 12 anos de experiência na Era Digital, vai abordar "empreendedorismo e tecnologia – casamento ideal", e como mundo da internet está criando uma nova forma de fazer negócios. O empreendedorismo está acontecendo em escala global e existem muitas pessoas já fazendo negócios com parceiros que podem estar do outro lado do mundo. "Nem os diferentes idiomas representam mais barreiras à comunicação, pois existem programas que fazem a tradução dos diálogos", explica Gil Giardelli.
O especialista acrescenta que as formas de compartilhar conhecimento estão tão dinâmicas que, até mesmo as consultorias empresariais são realizadas pela internet. "O próprio mundo Sebrae está na rede com 80 blogs de profissionais da instituição. Essa é a era da sabedoria das multidões, do aprendizado constante, de compartilhar informações", pontua.
Amanhã, sexta-feira, a palestra magna é com a facilitador Sidney de Oliveira que vai falar sobre "Conflito de Gerações – Era das Conexões".
No sábado, será abordada "Geração Sustentável – Seus futuros clientes. Sua empresa esta preparada?", com o facilitador Gilberto Wisel. No domingo, último dia do evento, a grande atração será a apresentação de Emerson de Andrade, criador do site Peixe urbano, que vai falar sobre "Compras Coletivas – Desafios e Tendências de um mercado em ascensão".
As palestras são gratuitas e, para participar, basta fazer o cadastro no site feiradoempreendedormt.com.br
Concebida com a finalidade de gerar conhecimento e fomentar o crescimento dos negócios, a Feira do Empreendedor 2011 terá ainda palestras técnicas e gerenciais, oficinas, Cine Empreendedor e 131 estandes institucionais e empresariais onde a diversificação na oferta de produtos e serviços é a palavra de ordem.
O espaço de exposições está dividido em 25 setores onde se destacam: oportunidades para o Empreendedor Individual, negócios virtuais, negócios sustentáveis, agronegócios, comércio e serviços, máquinas e equipamentos, franquias, vendas porta a porta e estandes institucionais e de instituições financeiras. Uma das novidades da edição é a área denominada "Indústria Criativa", reservada a produtos diferentes, criativos e inovadores e a criadores de produtos ou processos patenteados, interessados em negociar ou obter parceria para o desenvolvimento de seus inventos.
A abertura oficial foi feita ontem à noite pelo governador Silval Barbosa, o presidente do Sebrae Mato Grosso, José Guilherme, secretários estaduais e demais lideranças.