A capital de Mato Grosso, Cuiabá, foi apontada por uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FVG) como 16ª cidade brasileira que oferece melhores condições de desempenho profissional. A pesquisa coloca São Paulo como a 1ª no ranking entre as 127 maiores cidades do Brasil.
Durante o levantamento, foram analisadas as cidades com população residente superior a 170 mil habitantes e depósitos bancários superiores a R$ 210 milhões. As cidades participantes representaram as 5% mais populosas entre os 5,5 mil municípios brasileiros.
A pesquisa também apontou a dimensão da educação nessas regiões, nas quais foi considerado o número de cursos de graduação, mestrado e doutorado, além do número de matrículas e de diplomas nos cursos de graduação no município.
Também foi considerado o número de profissionais na área de saúde, como médicos e enfermeiros, e oferta de leitos por cada grupo de mil habitantes.
No Norte, Manaus tem maior potencial
Entre as capitais do Norte do Brasil, Manaus (AM) aparece no topo da lista, à frente de Belém (PA), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Rio Branco (AC) e Macapá (AP). No ranking nacional, Manaus ficou em 14° lugar.
Porto Alegre (RS), na região Sul, ficou à frente de Curitiba (PR) e Florianópolis (SC). No Nordeste, Recife (PE) é a cidade com maior potencial para o desenvolvimento profissional, à frente de Salvador (BA), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), São Luis (MA), Maceió (AL) e Teresina (PI).
Na região Centro-Oeste, Brasília (DF) está à frente de Goiânia (GO), Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS).
Veja o ranking principal:
1.São Paulo
2.Rio de Janeiro
3.Vitória
4.Brasília
5.Belo Horizonte
6.Porto Alegre
7.Curitiba
8.Recife
9.Florianópolis
10.Salvador
11.Goiânia
12.Fortaleza
13.Manaus
14.Natal
15.João Pessoa
16.Cuiabá
17.Belém
18.Aracaju
19.São Luís
20.Campo Grande
21.Maceió
22.Teresina
23.Palmas
24.Porto Velho
25.Boa Vista
26.Rio Branco
27.Macapá