A secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Centro de Atendimento Empresarial (CAE), desenvolveu o programa Empreenda Artesão, que inicialmente pretende fazer um diagnóstico da atividade em Sinop. “Começamos com uma pesquisa para entender as duas pontas, tanto aquele que vai consumir os produtos, quanto os próprios artesãos. Queremos saber quais são as principais necessidades do setor”, relatou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves.
Um dos objetivos é idealizar um plano de ações estratégicas visando explorar as diversas vertentes do artesanato local, bem como ampliar a qualificação profissional dos artesãos e promover sua ascensão no mercado. Outra proposta é a qualificação dos artesãos com foco no empreendedorismo, além da integração com os demais prestadores de serviços turísticos.
Klayton ainda destaca que a ideia é transformar Sinop em referência no setor. Para isso, as qualificações abordarão desde o sistema de vendas online, precificação, elaboração do plano de negócio, desenvolvimento de coleção, gestão financeira, planejamento de futuro, até assuntos como controle de produção, formalização e parcerias.
Além das ações de qualificação e posicionamento de mercado, também foi criado um selo que irá identificar o artesanato produzido no município. Segundo a turismóloga, Leidiane Viegas, o turismo está diretamente ligado ao artesanato local. “O artesanato faz essa ligação do visitante com o local visitado, traz a lembrança de bons momentos, remete as características locais, por isso criar uma identidade para o artesanato sinopense, bem como profissionalizar os trabalhos é fundamental para o desenvolvimento da atividade, tanto econômica quanto turística”.