As promoções subsequentes ao Natal favoreceram o aumento nas vendas do comércio varejista de Mato Grosso no 1o mês de 2014. Esse é o entendimento de representantes do setor sobre os números apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (13). No varejo mato-grossense, a alta nas vendas chegou a 5,4% e na receita a 12,3% em janeiro, ante igual mês de 2013. O índice surpreende, principalmente quando comparado com os resultados de dezembro e novembro, quando o volume de vendas subiu 2% e 9,6% sobre igual intervalo de 2013. Pela mesma base comparativa, a receita naqueles meses variaram positivamente em 8,7% e 16,4%.
Com a inclusão dos segmentos de materiais de construção e veículos, os índices de vendas e da receita nominal de vendas evoluíram 6,1% e 11,8% em janeiro, respectivamente, sobre o mesmo período do ano passado. Na opinião do economista especializado em varejo, Sebastião Félix, tanto os comerciantes quan- to os consumidores se adaptam a novos hábitos de compra. “Para o comércio em geral, dezembro já não é tão bom para as vendas como era há alguns anos”. O resultado disso é que as vendas ficaram melhor dis- tribuídas para outros meses do ano, completa. “Temos uma parcela grande de con- sumidores que está postergando as compras para janeiro, quando são realizadas liquidações”. Félix sustenta que os consumidores têm percebido que em dezembro os preços estão mais inflacionados. “A população está mais esclarecida e exigente”.
O diretor da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat), Manuel Gomes concorda com a opinião e acrescenta que os consumidores têm cada vez menos tempo disponível para comprar. “Na correria de final de ano, muita gente não consegue comprar tudo, deixando uma parte das compras para janeiro”.