Parte da parte da produção da Cooperativa Agropecuária Mista Terra Nova (Coopernova) como polpas de frutas como maracujá e caju, além de queijo prato, provolone, mussarela, manteiga, requeijão cremoso e doce de leite, já é exportada para outros Estados, como São Paulo.
Empresa-âncora do Programa MT Regional, através do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental Portal da Amazônia, a cooperativa está adquirindo a matéria-prima dos pequenos produtores e comercializando a produção.
Atualmente, a Coopernova, instalada em Terra Nova do Norte, atua em oito municípios: Novo Mundo, Nova Guarita, Nova Canaã do Norte, Colíder, Nova Santa Helena, Peixoto de Azevedo, Matupá e Guarantã do Norte. O carro-chefe é a industrialização do leite, cuja produção diária é de 95 mil litros do produto por dia, informou o vice-presidente Milton José Dalmolin.
Criada em outubro de 1987, a Coopernova conta com 2,1 mil associados. Inicialmente, a associação desmembrada da Cooperativa Agropecuária Mista Canarana (Coopercana) atuou no recebimento, secagem e armazenamento de produtos agricolas (arroz e milho) comercializados com o Governo Federal através do Ministério da Agricultura. Em 1991 direcionou suas atividades para a exploração da atividade leiteira recebendo inicialmente 1.500 litros de leite/dia industrializados em queijo mussarela que eram comercializados na região.