A chegada dos meses de novembro e dezembro também vem acompanhada de boas expectativas em grande parte do comércio sinopense. Em muitos segmentos as vendas chegam a aumentar até 40% em comparação com outros meses do ano. Este ano o setor também espera superar os resultados poucos satisfatórios obtidos em 2005.
O aumento das vendas também é acompanhado das contratações temporárias em parte dos segmentos. A estimativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), segundo o presidente Afonso Teschima Júnior, é que o número de admissões no comércio aumente 10% neste período.
Em uma loja de móveis e eletrodomésticos, na área central de Sinop, novas contratações ainda não estão cogitadas, mas, segundo o gerente Gledson Luis Gilda, não estão descartadas com o movimento nos próximos dias. “Vai variar conforme o movimento. Novas contratações são sinal de boas vendas”, enfatizou.
Gledson também destacou que, além do aquecimento nas vendas, o comércio também espera aumentar o recebimento de dívidas mais antigas. Ele explicou que muitas pessoas ficaram com contas pendentes durante o ano e aproveitam o 13º salário para quitarem seus débitos.
Lojas de confecções e calçados estão entre os setores mais movimentados. A gerente Miriam Segalla enfatizou que novas vendedoras já foram contratadas e treinadas para este período. “Não só para estes dois meses, mas as funcionárias acabam ficando trabalhando na loja”, acrescentou.
A ampliação do horário de atendimento no final de ano também é uma alternativa para fomentar as vendas. Este ano muitas lojas estão participando da campanha de natal da CDL que começa dia 21 de novembro e segue até 31 de dezembro. Serão sorteados três motos 0km, aparelhos de TV e DVDs, além de eletrodomésticos, entre os consumidores que comprarem nas empresas participantes.